A nutrição no esporte

Home » Personal trainer » A nutrição no esporte

Em suma, nutrição esportiva pode ser definida como a prática que une diferentes tipos de conhecimento em torno da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. Mais especificamente, a prática é fruto da parceria estabelecida entre fisiologia, bioquímica e a própria nutrição, desencadeada no esporte e na atividade física.

 A nutrição esportiva, quando bem aplicada, acarreta em vários aspectos predominantemente positivos para quem aposta nela. A promoção da saúde é, sem dúvidas, o principal resultado prático de tudo isso. Ademais, a melhora constante do desempenho físico e a chamada otimização da recuperação no momento posterior ao exercício são outros reflexos de uma alimentação balanceada, conforme o objetivo de cada pessoa.

 Especialistas da área alertam que é fundamental associar a nutrição esportiva ao contexto puro e simples da atividade física. Resumidamente, quer dizer que um aspecto acaba complementando o outro e, atuando em conjunto, trazem inúmeros benefícios à saúde e a cada tipo de objetivo pessoal dentro do esporte.

 A prática da atividade física sozinha, sem o complemento de uma dieta regular e bem definida, acaba por gerar certo descompasso no organismo. Isto é, o desgaste gerado pela atividade exercida, somada às alterações fisiológicas, decorrentes do esforço físico, precisa ser recompensado de maneira correta e predeterminada. Esta recompensação nada mais é que a aplicação da nutrição esportiva.

 Salienta-se que uma dieta bem equilibrada possui vários objetivos. É extremamente recomendada tanto para quem deseja emagrecer, como também para quem deseja ficar mais forte, adquirindo resistência e massa muscular.

 Reflexos

• Nutrição Esportiva no emagrecimento: ideal para quem deseja perder os quilos a mais da balança, a nutrição esportiva, nesse aspecto, age de modo a conscientizar o organismo da pessoa, alimentando-se de maneira correta, em horários estabelecidos e também na substituição de determinados alimentos – do gorduroso ao saudável, preenchendo o estômago da mesma maneira.

• Nutrição Esportiva na Musculação: todo e qualquer praticante de musculação precisa ter ao seu lado uma espécie de roteiro calcado na nutrição esportiva. O programa alimentar precisa ser radical e seguido à risca para que os resultados apareçam gradativamente no ganho de massa muscular. É preciso salientar que o este programa precisa ser personalizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram: thiago.thetrainer

Facebook

Personal Trainer - Alphaville Barueri